. . .

Entenda a situação econômica atual do Brasil

Quase três anos e meio depois que começou como uma sondagem aparentemente rotineira sobre lavagem de dinheiro, a Operação Lava Jato (“Car Wash”) atingiu um estágio crítico. No dia 12 de julho, Sérgio Moro, juiz federal, condenou Luiz Inácio Lula da Silva, um ex-presidente, a quase dez anos de prisão, afirmando que recebeu um apartamento no valor de 2,2 milhões de reais (US $ 690.000) por uma empresa de construção que recebeu acolhimento contratos de trabalho em uma refinaria de petróleo. O Congresso nesta semana começou a debater a possibilidade de permitir um julgamento do atual presidente (centro-direita), Michel Temer, que é encarregado de se beneficiar de um suborno de US $ 150.000, o que ele nega.

Com o estabelecimento político mortalmente ameaçado, as chamadas para que as sondas de corrupção sejam reprimidas tenham montado. Os advogados de Lula dizem que ele é a vítima inocente de “uma investigação politicamente motivada”. Ele permanecerá livre enquanto ele apela, mas a sentença torna mais difícil para ele concorrer à presidência novamente em 2018. Também intensificará o debate sobre se Lava Jato é uma espera vencida para explicar o poderoso, ou apenas uma caça às bruxas.

Salário Mínimo

O salário mínimo sofre alterações todos os anos, isso ocorre por diversos outros fatores da economia brasileira. São mais de 40 milhões de trabalhadores e trabalhadoras têm o mínimo nacional como seu rendimento mensal. A grande questão é qual valor do salário mínimo para próximo ano, no entanto, esse valor ainda não foi definido.

Empresas de construção

Ele se espalhou muito além do cartel das empresas de construção que obtiveram contratos indevidamente generosos da Petrobras, a companhia de petróleo controlada pelo estado, subornando funcionários e políticos. Um foco recente foi a JBS, a maior empresa de carne do mundo, cujos chefes, Joesley e Wesley Batista, admitiram pagar subornos no total de US $ 185 milhões para centenas de políticos. Foi Joesley Batista que implicou o Sr. Temer ao gravar secretamente uma reunião na qual ele convidou o presidente a indiscriminação; um de seus gerentes deu dinheiro a um associado de Temer, a fonte da carga de suborno.

Operação Lava Jato

Os críticos vêem em tudo isso uma espécie de jacobinismo em que a presunção de inocência é perdida e o objetivo não é tanto aplicar a lei como a realização de uma cruzada para livrar o Brasil da sua classe política. Eles também argumentam que as sondas intermináveis ​​de Lava Jato estão privando o país da estabilidade política que ele precisa desesperadamente.

Eles têm um ponto. Rodrigo Janot, procurador-geral, foi amplamente criticado por sua barganha com os batistas, o que rompeu a boa prática, concedendo-lhes imunidade de acusação (em vez de uma pena reduzida). A polícia ainda não conseguiu corroborar muitas acusações contra políticos feitas em pechinchas por gerentes da Odebrecht, uma empresa de construção civil. O vazamento seletivo de acusações destrói a reputação, mesmo que a inocência seja posteriormente confirmada. Aqueles que receberam doações de campanha não declaradas – um crime, mas a norma – são agrupados na mente pública com aqueles que levaram enormes subornos.

Entenda o Lava a Jato

Tudo o que disse, Lava Jato revelou e puniu uma transgressão generalizada. Ele terminou uma prática de longa data no Brasil de não punir o crime de colarinho branco, assim propagando-o. Como Deltan Dallagnol, o principal promotor em Lava Jato, escreveu em um novo livro, sua pequena equipe lidava os melhores escritórios de advocacia mais dispendiosos do país. Os procuradores (e o Sr. Moro) foram submetidos a uma supervisão judicial estreita, inclusive do Supremo Tribunal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *