. . .

Welcome to Magazine Prime

Conquiste sua experiência profissional através do Banco do Brasil

O Jovem Aprendiz Banco do Brasil 2024 traz a oportunidade que muitos precisam para poder trabalhar e conquistar a experiência profissional. Quem está interessado em uma vaga no Jovem Aprendiz Banco do Brasil 2024 tem que correr atrás por que é concorrido.

Um programa que visa unir conhecimento teórico com o conhecimento prático. As vagas são limitadas e variam de acordo com a necessidade de contratação de cada agencia. Mesmo sendo um programa com duração limitada a 2 anos, vale a pena participar.

Jovem Aprendiz Banco do Brasil 2024

O jovem só não tem a oportunidade de conquistar cargos efetivos, o que ocorreria se fosse uma instituição privada, pois para a pública é necessário aprovação em processo seletivo de provas e/ou títulos, conforme consta na Constituição Federal.

Informe-se também sobre as oportunidades do Jovem Aprendiz Bradesco 2024!

O importante é aproveitar a oportunidade e entender os requisitos necessários para participar e preencher uma vaga, estamos aqui para apresentarmos essas e outras informações para vocês.

Como Funciona o Jovem Aprendiz

Em todo o Brasil já são mais de cinco mil adolescentes que fazem parte desse programa. Com certeza esses jovens conseguiram conquistar experiência profissional, o que melhora o currículo e abre as portas para novas oportunidades.

É necessário entender alguns requisitos necessários para poder participar do programa. Abaixo sintetizamos algumas informações a respeito para que você entenda como funciona o jovem aprendiz 2024:

Entenda o funcionamento do programa.

  • necessário ter idade entre 15 a 24 anos;
  • necessário estar cursando, pelo menos, o oitavo ano do ensino fundamental;
  • bom aproveitamento escolar é um fator determinante para a contratação;
  • contrato de até dois anos;
  • programa com capacitação teórica e prática;
  • benefícios oferecidos pelo programa: salário mínimo/mês, vale-transporte e vale alimentação, 13º salário e férias coincidentes com o recesso escolar, seguro-saúde, além de curso de orientação profissional e material instrucional preparatório para a Seleção Externa BB.

Uma oportunidade muito importante. Não deixe de correr atrás de uma vaga caso preencha os requisitos para tal.

Inscrições Jovem Aprendiz Banco do Brasil

As inscrições jovem aprendiz BB 2024 podem ocorrer nas instituições conveniadas com o programa. Instituições como CIEE, Senac, entre outras, fazem parceria. Entre em contato e se informe.

Um programa cheio de benefícios para o aprendiz, sem contar que ele consegue unir o conhecimento teórico com o prático. Oportunidades assim fazem a diferença.

A abertura das inscrições ocorre em diferentes épocas, tudo depende da necessidade de contratação de cada agencia, por isso que é interessante entrar em contato de forma contínua para poder se informar a respeito.

Para maiores informações não deixe de acessar o site: www.bb.com.br

Se mantenha informado (a) sobre o programa e concorra a oportunidade. Um programa que já fez a diferença na vida de vários jovens em todo o Brasil.

Como melhorar a nossa educação?

Escola e convivência com a seca – A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Unicef e o Projeto Nordeste promoveram um encontro de secretários municipais de Educação em Juazeiro/BA. No encontro surgiram novas propostas para a questão da seca e a escola.

Feliz/RS é a cidade escolhida como o melhor lugar para se viver no Brasil. O estudo foi feito pela Fundação João Pinheiro e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Homenagem às crianças que participaram do concurso Criança e Cidadania, da Empresa de Correios e Telégrafos. Mais de 30 mil crianças participaram da Segunda etapa.

Ao realizar um exame muitas pessoas aguardam ansiosamente pelo resultado, e com o resultado Encceja 2024 não é diferente, esse exame é realizado por aqueles que desejam tirar o seu diploma do ensino fundamental ou médio e assim, ter melhores oportunidades.

Maus tratos na escola – Duas professoras no Pará estavam punindo os alunos com palmatória. Pais e alunos podem denunciar os maus tratos aos conselhos tutelares. Os conselhos são órgãos que cuidam da defesa dos direitos da criança e do adolescente. Entrevista com a secretária executiva do Conselho estadual dos Direitos da criança e do Adolescente do Pará, Teresinha Cordeiro.

A ganhadora do prêmio Educação para a Qualidade no Trabalho, professora Laurineide Laurean, do Serviço de Educação popular da Paraíba, fala do projeto criado há 17 anos e que tem o objetivo de educar a população da zona rural.

Luiz Alberto fala sobre os maus tratos em crianças praticados por pais ou responsáveis.

Pode usar qualquer Enem no Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma do Ministério da Educação (MEC) que permite aos estudantes concorrerem a vagas em universidades públicas de todo o país. Mas será que é possível utilizar qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para participar do Sisu? Neste artigo, vamos esclarecer essa dúvida e explicar como funciona o processo de inscrição e seleção no Sisu.

O que é o Sisu?

O Sisu é um programa do MEC que utiliza as notas do Enem como critério para selecionar os estudantes que desejam ingressar em instituições públicas de ensino superior. Através do Sisu, é possível concorrer a vagas em universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, além de universidades estaduais e municipais.

Como funciona o Sisu?

O processo seletivo do Sisu ocorre duas vezes por ano, geralmente no início de cada semestre letivo. Os estudantes que desejam participar devem ter realizado o Enem no ano anterior, uma vez que o Sisu utiliza as notas do exame como critério de seleção.

As inscrições para o Sisu são realizadas através do site oficial do programa, Sisu 2024. Durante o período de inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência. É importante estar atento aos prazos, pois o Sisu possui uma grande concorrência e as vagas são preenchidas de acordo com a nota de corte de cada curso.

Pode usar qualquer Enem no Sisu?

Sim, é possível utilizar qualquer edição do Enem para participar do Sisu. O candidato pode escolher a nota do Enem que melhor atenda às suas expectativas e estratégias de seleção. Isso significa que, caso o estudante tenha feito o Enem em anos anteriores e tenha obtido uma nota melhor do que a última edição, ele pode utilizar essa nota para concorrer às vagas disponíveis no Sisu.

É importante ressaltar que o Sisu utiliza a nota do Enem como critério de seleção, mas cada instituição de ensino pode estabelecer pesos diferentes para as notas das provas do Enem. Por isso, é fundamental verificar as regras específicas de cada universidade e curso desejado antes de realizar a inscrição.

Resultado do Sisu 2024

Após o período de inscrição, o Sisu realiza a classificação dos candidatos com base nas notas do Enem. O resultado do Sisu 2024 será divulgado no site oficial do programa, resultado do Sisu 2024, e o candidato poderá consultar sua colocação e a lista de chamada para as vagas disponíveis.

Caso o estudante seja selecionado na primeira opção de curso, ele deverá realizar a matrícula na instituição de ensino dentro do prazo estabelecido. Se não for selecionado na primeira opção, o candidato ainda pode ser convocado nas chamadas subsequentes, caso haja vagas remanescentes.

O Sisu é uma oportunidade para os estudantes concorrerem a vagas em instituições públicas de ensino superior utilizando as notas do Enem. É possível utilizar qualquer edição do Enem para participar do Sisu, desde que o candidato escolha a nota que melhor atenda às suas expectativas. No entanto, é importante verificar as regras específicas de cada universidade e curso antes de realizar a inscrição. Fique atento aos prazos e boa sorte!

5 Programas de maior audiência da Rede Globo

Mesmo com a popularização da internet ficando cada vez mais em evidência, a emissora Rede Globo de televisão ainda é o maior canal da TV aberta e consegue alcançar índices impressionantes de audiência. Alguns programas representam números significativos para emissora por acarretaram numa audiência bem positiva.

Será que o seu programa favorito está na lista daqueles que estão rendendo uma boa porcentagem para a emissora? Para descobrir essa e outras informações, veja a seguir os 5 entretenimento de maior audiência da Rede Globo:

Veja ainda: Como se Inscrever no BBB.

The Voice

O The Voice é um programa estrangeiro de competição musical que teve a sua versão brasileira produzida pela Rede Globo. A proposta acontece em duas versões: o The Voice e o The Voice Kids.

As inscrições The Voice 2024 indicam um grande aumento de pessoas querendo participar das audições e isso está diretamente ligado ao sucesso que o programa é com o público.

Big Brother Brasil

Sendo um dos maiores realities do país, o Big Brother Brasil está no ar há alguns anos, levando público para a frente da telinha.

O programa reúne cerca de 14 participantes para ficarem confinados na casa mais vigiada do país e concorrer a um prêmio milionário. Toda semana, os brothers precisam votar para indicar alguém para o paredão BBB e o público volta para eliminar um ou mais participantes do programa.

Caldeirão do Huck

Apresentado por Luciano Huck, o Caldeirão, é um programa transmitido para o público nos dias de sábado. Apesar de já estar no ar há algum tempo, o Caldeirão do Huck ainda é o grande queridinho dos telespectadores. O programa é cheio de quadros interativos e matérias interessantes, além de possuir patrocínios valiosas que tornam possíveis muitos projetos efetuados pelos produtores.

Domingão do Faustão

Passando agora para os dias de domingo na Rede Globo, teremos o Domingão do Faustão, um verdadeiro clássico da televisão brasileiro. O programa de palco vem sendo apresentado por Fausto Silva desde o início e conta com quadros bem inovadores e emocionantes.

O Domingão já recebeu muitas artistas internacionais, assim como grandes nomes da política e figuras interessantes da internet.

Fantástico

Ainda sobre a programação de domingo na Globo, temos como um grande indicador de audiência o Fantástico, que já possuiu apresentadores ilustres em suas edições.

O programa conta com matérias mais sérias, de teor social, político e até econômico.

O Fantástico está sempre buscando estar em sintonia com o tempo atual e com as tendências, alcançando números importantes.

Confira quais são os cursos de graduação mais concorridos

Está pensando em começar a sua graduação? Bem, quem participou ou vai participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já deve ter se perguntando quanto vai precisar tirar para passar no curso dos seus sonhos.

Algumas graduações exigem uma pontuação bem alta dos candidatos e por isso, chamamos esses cursos de concorridos. Sendo assim, essas são as formações mais difíceis de acessar. Leia o texto abaixo e veja as mais concorridas:

Em primeiro lugar, é importante entender o porquê dessa concorrência. Quando os estudantes aplicam para determinado curso, estão ajudando a gerar a nota de corte do mesmo.

Como você deve saber, o estudante deve acessar, de acordo com as regras, o SISU ou o Prouni. O primeiro, é referente ao Sistema de Seleção Unificada e o segundo, referente ao Programa Universidade para todos.

Serão esses sistemas os responsáveis por determinar o ponto de corte das graduações. Quanto maior a nota dos estudantes, mais difícil é ingressar naquele curso, o mesmo vale para o vestibular interno.

Agora que você já sabe como funciona a disputa de vagas em programas como o SISU e o PROUNI, vamos falar sobre as formações mais concorridas em algumas regiões:

Medicina

No geral, a nota de corte pode ser mais alta para um estado do que para outro. É o caso de quem vai optar pela Universidade de São Paulo (USP), que no ano passado obteve nota de corte equivalente a 858,44 pontos para Medicina.

A nota de corte vestibular USP 2020 só poderá ser estabelecida no próximo ano, mas podemos considerar as médias anteriores para saber quanto é necessário tirar para garantir a sua vaga.

Engenharia

A concorrência para o curso de Engenharia foi semelhante em quase todas as regiões e a USP também obteve uma das maiores notas de corte do país para a formação. A média fica alta, inclusive para instituições que não aderiram ao sistema do Enem, como é o caso da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. A expectativa é que a nota de corte vestibular UERJ 2020 seja uma das mais altas.

Direito

O curso de Direito mante a tradição de ser um dos mais procurados, assim como um dos mais difíceis de ingressar. Em 2018, foram registradas 146.001 inscrições no curso.

Engenharia da Computação

O curso de Engenharia da Computação é um dos mais promissores para o próximo ano e por isso, muitos estudantes passaram a procurar por ele.

E quem vai optar por essa formação, deve saber que ela também é uma das mais concorridas. Para Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a média de aprovação ficou acima dos 800,00 pontos.

Saiba quem precisa quitar o IPVA

IPVA 2024 BA – O IPVA, que é o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, é um imposto obrigatório que deve ser pago por toda pessoa que possui carro, há não ser que o carro seja muito antigo e não precise mais pagar o IPVA. Fora isso, toda pessoa que possui um automóvel é obrigado a pagar esse tributo ou ficará impossibilitado de circular com o veículo por via pública.

O IPVA é cobrado e obrigatório em todo o país e deve ser pago todo ano, a única coisa que diferencia são os valores que irão variar de acordo com as características do veículo, com ano de fabricação, modelo, entre outros.

Assim como em outros estados, o IPVA da Bahia não será diferente e aqui você poderá entender mais sobre esse tributo e saber também como consultar IPVA 2024 BA e como efetuar o seu pagamento.

IPVA 2024 BA

Todo ano os proprietários de veículos automotores precisam se lembrar de uma obrigação com o Governo Federal, o pagamento do IPVA 2024. O IPVA sempre é pago no começo do ano, no mês de janeiro especificamente, independente da maneira que você escolher para pagar.

No estado do Bahia os proprietários podem consultar o valor do IPVA 2024 BA (que varia de acordo com o ano e o modelo de cada carro) através do site oficial do DETRAN ou da Secretaria de Estado da Fazenda. Nesse mesmo portal, a pessoa também pode tirar a segunda via do boleto do IPVA 2024 BA, caso essa opção se faça necessária.

Leia também: IPVA Minas Gerais

Consulta e Pagamento IPVA 2024 BA

A consulta IPVA 2024 e o acesso ao boleto do IPVA deve ser feita com alguns documentos em mãos, como o número do RENAVAM (que pode ser obtido no documento do veículo), o número da placa do carro e o CPF do dono do automóvel.

O proprietário do carro que residir no Bahia poderá retirar o boleto pela internet através do site: (http://online.sefaz.ba.gov.br/ipva/ipva.asp) e poderá efetuar o pagamento nas agências bancárias conveniadas ao DETRAN, sendo elas o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Unibanco e o Bradesco, além das diversas loterias espalhadas pela cidade.

Quem for cliente do Banco do Brasil ainda poderá efetuar o pagamento IPVA 2024 BA nos caixas de autoatendimento do banco ou, até mesmo, pela internet, no próprio portal da instituição financeira.

Para quem estiver adquirindo um novo carro, este já tem o pagamento do primeiro IPVA no ato do registro do automóvel, e o valor dele começa a variar a partir da primeira parcela, que depende do carro e modelo. É possível parcelar o valor total do IPVA 2024 BA em até três vezes.

Tabela IPVA 2024 BA

A tabela IPVA 2024 BA ainda não foi divulgada, mas para se ter noção, nós iremos mostrar a tabela de IPVA deste ano, confira:

Vagas abertas SENAI MS: Mais de 4 mil vagas em 28 cursos

Afim de aumentar o nível de educação do estado do Mato Grosso do Sul, as vagas abertas SENAI MS já estão sendo oferecidas para todos os estudantes que residem no estado. Para poder se inscrever em uma das vagas abertas SENAI MS, o interessado deverá apenas escolher o curso e preencher um formulário de candidatura.

Mais de 4 mil vagas abertas SENAI MS

Sendo uma das mais importantes instituições de ensino técnico de todo o Brasil, o SENAI 2024 é responsável pela formação técnica e profissional de milhares de brasileiros todos os anos.

Em especial, o SENAI MS 2024 abriu suas vagas para 28 diferentes cursos na área da indústria 4.0. Desse modo, existem mais de 4 mil vagas abertas SENAI MS para novos estudantes em 2024.

Todos os cursos estão endo oferecidos para jovens que residem exclusivamente no estado do Mato Grosso do Sul.

Confira abaixo todas as cidades que possuem as vagas abertas SENAI Mato Grosso do Sul:

  • Aparecida do Taboado;
  • Campo Grande;
  • Corumbá;
  • Dourados;
  • Maracaju;
  • Naviraí;
  • Nova Andradina;
  • Rio Verde;
  • São Gabriel do Oeste;
  • Sidrolândia;
  • Sonora;
  • Três Lagoas.

Todas as unidades do SENAI Mato Grosso do Sul localizados nestas cidades, apresentarão as opções de cursos com vagas abertas SENAI.

Os cursos em oferta, estão distribuídos entre presenciais e cursos EAD SENAI. Confira abaixo alguns cursos de cada modalidade:

Cursos EAD:

  • Técnico em alimentos;
  • Técnico em automação industrial;
  • Técnico em eletroeletrônica;
  • Técnico em eletrotécnica;
  • Técnico em informática para internet;
  • Técnico em logístico;
  • Técnico em manutenção e suporte em informática;
  • Técnico em meio ambiente;
  • Técnico em química;
  • Técnico em segurança do trabalho;
  • Técnico em telecomunicações.

Cursos Presenciais:

  • Técnico em administração;
  • Técnico em automação industrial;
  • Técnico em eletrotécnica;
  • Técnico em informática para internet;
  • Técnico em Internet das Coisas;
  • Técnico em logística;
  • Técnico em manutenção de máquinas industriais;
  • Técnico em modelagem do vestuário;
  • Técnico em redes de computadores;
  • Técnico em refrigeração e climatização;
  • Técnico em edificações.

Todos os interessados em se inscrever nos cursos acima descritos, deverão ir até uma das unidades do SENAI MS. Lá, será preciso entregar documentos que comprovem a identidade do estudante como o RG e CPF.

Além disso, é preciso preencher o formulário de inscrição e aguardar ser chamado para dar início ao seu curso.

Conheça o Fiat 500!

Esse ano é a vez do novo Fiat 500 2023 fazer sucesso e se ele já era um dos carros da Fiat mais desejados pelas mulheres agora ele será ainda mais, portanto, vamos conferir e saber o que essa versão ganhou de novo e de diferente, porque alguma coisa mudou para que a Fiat tenha lançado uma nova versão do mesmo. Esse carro é pequeno e por isso que normalmente ele é comprado mais por mulheres mesmo, mas mesmo sendo pequeno esse carro tem um preço alto, tem muita tecnologia e vários detalhes especiais.

Fiat 500

Agora com o lançamento do Fiat Argo 2023 os resta saber o que esse carro ganhou de diferente. Mas isso veremos em detalhes no post de hoje. O visual retro e moderno ao mesmo tempo acabou conquistando a preferencia das pessoas e fez desse carro um dos modelos mais interessantes. Ele foi lançado na Itália e é bastante comercializado nesses demais países, mas aqui no Brasil são poucas unidades, mesmo porque o carro é caro e não é todo mundo que abre mão de comprar um Sedã, por exemplo, para comprar esse carro, ainda mais porque o preço entre eles vão ser bem pouco a diferença. Por isso que as pessoas acabam pensando bem antes de comprar.

Preço do Fiat 500

O preço do novo Fiat 500 e Renault Sandero 2023 está variando de acordo com os acessórios mas o carro pode ter um custo mínimo de R$ 42 mil e podendo chegar até R$ 59 mil. Então você percebe que realmente é um carro com valor alto e com esse preço a gente compra tantos e tantos outros carros maiores e mais interessantes. Mas tem gente que gosta e para isso iremos mostrar as novas características do Fiat 500 2023 para entendermos o que mudou no mesmo, confira:

Características do Novo Fiat 500

• 2 Portas

• Capacidade de 185 litros no porta malas

• Airbags frontais

• Motor 1.4 Flex

• Ar condicionado digital

• Direção hidráulica

• Freios ABS

Um carro interessante porém não é todos que tem coragem de pagar por ele esse preço que a marca vende. Então o próximo passo é aguardar a chegada do Fiat 500 2023 aqui no Brasil para podermos conferir como que o mesmo está e como será a repercussão dele aqui no mercado brasileiro, vamos nos informar para sabermos se o carro será bem vendido ou não.

Confira também sobre como parcelar o pagamento do IPVA em RJ.

Salário Maternidades: Licença, Valor, Quem tem Direito?

O salário Maternidades 2023 é concedido às mães neste momento tão especial. O programa tem como objetivo auxiliar as futuras mamães no 8º mês de gravidez. Com o salário Maternidade 2023 elas podem passar os primeiros 120 dias com o seu bebê. Entenda mais logo a seguir!

Salário Maternidades

O Salário Maternidade ou auxílio maternidade é um benefício pago para os segurados no caso de nascimento de filho ou de adoção de criança.

Veja ainda o novo valor do Salário Líquido 2023!

Através dele diversas mulheres são amparadas com ajuda de uma remuneração financeira para ajudar nos custos iniciais com a saúde da mãe e da criança.

Como se sabe é preciso que ocorra um vínculo entre mãe e filho nos primeiros 120 dias do recém-nascido.

Licença Maternidades 

A duração do salário Maternidades 2023 varia conforme o evento que garantiu a origem do benefício. Pode ser:

  • 120 dias no caso de adoção ou guarda judicial para fins de adoção, independentemente da idade do adotado que deverá ter no máximo 12 anos de idade;
  • 120 dias no caso de parto;
  • 120 dias, no caso de natimorto;
  • 14 dias, no caso de aborto espontâneo ou previsto em lei (estupro ou risco de vida para a mãe), a critério médico.

Requisitos para receber o Salário Maternidades 

Para garantir o Salário Maternidades 2023 é preciso estar dentro dos requisitos são eles:

Quantidade de meses trabalhados (carência)

  • 10 meses: para o trabalhador Contribuinte Individual, Facultativo e Segurado Especial;
  • Isento: para segurados Empregado, Empregado Doméstico e Trabalhador Avulso (que estejam em atividade na data do afastamento, parto, adoção ou guarda com a mesma finalidade);

Para as desempregadas: é necessário comprovar a qualidade de segurado do INSS e, conforme o caso, cumprir carência de 10 meses trabalhados;

Caso tenha perdido a qualidade de segurado, deverá cumprir metade da carência de 10 meses antes do parto/evento gerador do benefício (Lei nº 13.457/2017).

Valor do Salário Maternidades 

O valor deve ser pago junto previdência Social e respeitar os prazos máximos de 14 meses ou de 26 meses, conforme situação. Como o aumento do salário mínimo 2023, o valor do salário maternidade também irá mudar.

O valor do Salário Maternidades 2023 pode ser:

  • As trabalhadoras autônomas poderão receber o equivalente a 1/12 da soma dos últimos 12 meses trabalhados.
  • As trabalhadoras avulsas podem receber o valor da última remuneração de mês completo trabalhado;
  • As trabalhadoras rurais que contribuem com a previdência pelo carnê de aposentadoria – exceto no caso de contribuição facultativa – tem direito a receber um salário mínimo;

Documentos para dar entrada no Salário Maternidades

Os documentos para solicitação do Salário Maternidades 2023 e garantir o benefício são:

  • O trabalhador desempregado deve, obrigatoriamente, apresentar a certidão de nascimento ou de natimorto do dependente;
  • O trabalhador que se afasta 28 dias antes do parto deve apresentar atestado médico original, específico para gestante.
  • Em caso de guarda, deve apresentar o Termo de Guarda com a indicação de que a guarda destina-se à adoção;
  • Em caso de adoção, deverá apresentar a nova certidão de nascimento expedida após a decisão judicial.

*Caso existe alguma dúvida consulte esta página.

Como solicitar o Salário Maternidades?

O pedido do Salário Maternidades 2023 pode ser feito conforme a situação. Para facilitar, veja todos os detalhes por meio da tabela a seguir:

 

Situação Tipo de trabalhadora Onde Solicitar A partir de Quando Solicitar? Documento Necessário
Parto (inclusive de natimorto) Empregada (só de empresa) Na empresa 28 dias antes do parto Atestado médico (caso se afaste 28 dias antes do parto) ou certidão de nascimento
Desempregada No INSS A partir do parto Certidão de nascimento
Demais seguradas No INSS 28 dias antes do parto Atestado médico (caso se afaste 28 dias antes do parto) ou certidão de nascimento
Adoção Todos os adotantes No INSS Após a adoção ou guarda para fins de adoção Termo de guarda ou certidão nova
Aborto não-criminoso Empregada (só de empresa) Na empresa A partir da ocorrência do aborto Atestado médico comprovando a situação
Aborto não-criminoso Demais trabalhadoras No INSS A partir da ocorrência do aborto Atestado médico comprovando a situação

 

Dúvidas sobre Salário Maternidades 

Em caso de dúvidas, sobre o Salário Maternidades 2023 ligue para a Central de Atendimento do INSS. Confira o telefone abaixo:

  • Telefone: 135.

PASEP é um benefício que todo funcionário público tem o direito de receber

O PASEP é um benefício que todo funcionário público tem o direito de receber anualmente. O pagamento desse benefício é feito em datas específicas publicadas em calendário. Se você é servidor público, no artigo de hoje você vai saber tudo sobre o benefício do PASEP.

O PASEP ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público foi criado em 1970 com o principal objetivo de estender benefícios pagos ao trabalhador do setor privado para os trabalhadores do setor público.

Para ter direito ao recebimento deste benefício, os trabalhadores do setor público também precisam estar de acordo com todos os requisitos exigidos. Saiba mais a seguir sobre esse benefício e como recebe-lo.

Quem tem direito de receber o PASEP?

Assim como o abono salarial PIS 2023, existem alguns requisitos que todo trabalhador do setor público deve cumprir para poder receber esse benefício. Confira a seguir quem tem direito ao PASEP:

  • O trabalhador deve ter cadastro no PASEP no mínimo 5 anos;
  • O trabalhador deverá ter ganho no ano anterior uma média salarial de até 2 salários mínimos (esse valor pode ser a soma aferida de até dois empregadores);
  • O trabalhador deverá ter cumprido pelo menos 30 dias trabalhados no ano anterior;
  • O trabalhador deverá ter a suas informações corretamente preenchidas e atualizadas na RAIS ou Relatório Anual de Informações Sociais.

Cadastro de entidades públicas no PASEP

Para se cadastrar e solicitar o seu vínculo no PASEP, a entidade pública deverá emitir uma carta por escrito e entregar em uma agência do Banco do Brasil informando os seguintes dados:

  • Nome da razão social;
  • Número do CNPJ;
  • Endereço da entidade pública com número, CEP e telefone;
  • Data do início das atividades de trabalho.

Como é feito o cadastramento dos servidores?

O cadastro dos servidores públicos é feito apenas uma vez, no ato da sua primeira admissão.

Para que não ocorra nenhum tipo de duplicidade de informações, no ato da sua contratação, o contratante deverá fazer a verificação das informações da CTPS ou Carteira de trabalho e Previdência Social do funcionário, mediante do Comprovante de Inscrição ou Extrato do participante dá para saber se ele é cadastrado no programa ou não. Se ele não for é necessário fazer o cadastro.

A entidade pública deverá entregar ao Banco do Brasil todos os formulários de inscrição de novos servidores até o dia 20 de janeiro do ano vigente para que não haja nenhum atraso na contagem de tempo.

Calendário atualizado PASEP

O calendário de pagamento do PASEP 2023 serve para que o servidor público saiba com exatidão, o dia que vai receber o benefício.

Até o momento o calendário com as datas de pagamento do calendário PASEP 2023 ainda não tinha sido divulgado. Abaixo você pode conferir as últimas datas que esse benefício foi pago aos servidores. Veja:

Final de inscrição (dígito) Início do pagamento
5 18/01/2018
6 e 7 22/02/2018
8 e 9 15/03/2018
Final do cronograma 29/06/2018

No calendário você consulta o número final da sua inscrição e em seguida o início das datas de pagamento.

O benefício fica disponível o ano inteiro?

A resposta é não, o benefício fica disponível apenas nos períodos determinados pelo calendário. Para saber quais são esses períodos, basta consultar.